08/03/2021
O mundo dos negócios em 2021

E então, como ficará o mundo dos negócios em 2021

 

Como ficará o mundo dos negócios em 2021? Essa é uma pergunta que muitos empresários têm feito, até no sentido de procurar os melhores caminhos para avançar. A resposta não é tão simples assim, já que há muitas variáveis que precisam ser consideradas.

 

Mas há algumas reflexões importantes, que podem jogar luz nesse processo. Talvez não seja possível enxergar o Norte, mas certamente será possível iluminar o trajeto, permitindo uma caminhada mais segura.

 

Na área de finanças e administração econômica há mais de 30 anos, aprendi rapidamente que um novo ano carrega, no mínimo, 30% do ano anterior. Se levarmos em consideração que 2020 é um ano totalmente fora da curva, já sabemos que chegaremos em 2021 com cerca de 60% de dificuldades.

 

Será um ano que exigirá calma, análise do cenário, atenção à política interna e externa, que podem influenciar diretamente o mundo dos negócios, e sábias decisões. Exigirá ainda mais fôlego dos empresários, que tanto lutaram para manter suas atividades, os empregos, pagar impostos e ainda tentar ter algum lucro.

 

Há uma palavra, entretanto, que será fundamental para lidar com esses 60% de dificuldades. Se for perseguida como um objetivo, nos dará forças para enfrentar o processo. Garantir o bem estar – nosso, de nossos familiares, dos nossos colaboradores e de suas famílias – pode depender dessa conduta.

 

Palavra de ordem no mundo dos negócios em 2021

 

Se queremos ver o nosso negócio prosperar no próximo ano e ainda ter a oportunidade de ajudar outros negócios, a palavra de ordem é PARCERIA. Mas parceria no sentido stricto da palavra, como está no dicionário mesmo: reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum.

 

Parceria das boas, como foi a de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que se consagrou até internacionalmente. Obras irretocáveis surgiram dessa grande parceria. Contudo, o que ela tem em comum com o mundo dos negócios? Tudo. A começar pela conversa franca e pela capacidade de ceder.

 

Sabemos que ao longo de sua ampla carreira musical, Vinícius de Moraes compôs centenas de canções. Ora era o responsável pela letra, ora fazia letra e música, quando não, compunha apenas a melodia para outros letristas. Ainda que tivesse capacidade para fazer tudo sozinho.

 

Pensar em uma parceria real no mundo dos negócios é fundamental, mesmo que sejamos capazes de seguir sozinhos. Idealmente, Governo, indústrias e empregados deveriam estar dispostos a abrir mão de algo em função de um bem comum.

 

Uma conexão direta e fluída nesse triângulo, com certeza, faria a economia reagir para levar bons resultados a todos. No entanto, o ideal nem sempre ocorre. E em nosso país, eu diria, tem sido praticamente impossível. Mas há outra saída.

 

Parcerias reais

 

Buscar parcerias viáveis é um caminho para o fortalecimento dos negócios em 2021. Como aquelas estabelecidas com os fornecedores, clientes e outros compradores. Também há aqueles firmadas com a classe operária, a classe sindical e com os bancos.

 

Fortalecer esse quadrado classe empresarial, trabalhadores, sindicatos e bancos, na certa, vai requerer um grande esforço. Mas não será diferente daquele que já empreendemos todas as manhãs, quando acordamos bem cedo, mesmo que tenhamos dormido tarde, abrindo mão do conforto de nossas camas e do aconchego de nossas famílias, para ir à luta, trabalhar e realizar.

 

Enfrentar os desafios que podem querer tomar 60% de nosso 2021 exigirá união, trabalho e disposição para negociar. Em que pese a dificuldade já demonstre os seus sinais, cada empresário tem uma capacidade imensa de superar obstáculos. Ainda mais no Brasil. E com parcerias, consultoria e confiança, 2021 pode ser um ano muito melhor. Tudo vai depender exclusivamente de cada um de nós.