08/03/2021
Contratando pessoas nesses novos tempos

Contratando pessoas nesses novos tempos

 

Um novo mundo se abriu para o universo das empresas de consultoria em gestão de pessoas, um mundo onde nada é certo e quase tudo é um verdadeiro cenário de incertezas e mistérios.

 

Vamos voltar um pouco ao ano de (2015), ano de impeachment, de atualizações na (CLT), de lá para cá o cenário do segmento de RH tem passado por profundas mudanças e isso exigiu e exige que os profissionais da área se atualizem e busquem ferramentas modernas e ao mesmo tempo recorrer a velha e boa estratégia da conversa “olho no olho”, mesmo que ela seja realizada através da tela de um celular, computador ou notebook.

 

Hoje está cada vez mais difícil para os selecionadores utilizarem da sua maior expertise que é o “feeling”, que é a capacidade de sentir e ver além do currículo e as vezes até mesmo da própria entrevista, uma vez que hoje os candidatos acabam cometendo o grave erro de se “prepararem” assistindo dicas e “pseudo palestras de pseudo coaching e palestrantes” sobre como se comportar em uma entrevista, é uma afronta e até assustador o conteúdo desses vídeos, para nós profissionais da área de recursos humanos. Somos sabedores que este exemplo é de uma minoria de profissionais despreparados e que muitas vezes se valem do desespero dos candidatos que por sua vez pode estar fora do mercado de trabalho há meses e até anos.

 

Mas sem dúvida o cenário atual nos remete a buscar profissionais que muitas vezes não aceitam sair de casa e colocar a própria vida em risco e até mesmo de seus familiares em troca de salários achatados e pela falta de um plano de carreira, como trazer esses profissionais de volta a velha rotina se o mundo já a ignorou e parece não se esforçar para que ela retorne.

 

Cabe a nós profissionais de recursos humanos ser inovadores, criativos e principalmente diagnosticar o (DNA da empresa contratante), pois é o primeiro passo para o sucesso na captação dos melhores profissionais. A pandemia tem sido um Doutorado de aprendizado para todos nós, mas com certeza para nós profissionais de RH, tem sido ainda mais desafiador, afinal, contratar pessoas em um novo tempo em que temos (pandemia, profissionais desatualizados e muitas vezes descrentes de oportunidades, vivemos o paradigma do aumento do desemprego e em contra partida o aumento de novas vagas, mas que não dispõe de mão de obra qualificada.

 

Falta qualificação, plano de carreira, investimento público e privado na formação de novos e velhos profissionais, pois só assim começaremos a equalizar essa questão, há um total desequilíbrio entre mão de obra x oportunidades x qualificação. 

 

Como convencer um candidato a sair da segurança da sua casa mesmo com as contas atrasadas, que a vaga oferecida é um caminho a ser trilhado?

 

E por fim, contratar diante deste novo cenário é um verdadeiro jogo de varetas, onde uma palavra mal colocada pelo recrutador com certeza irá jogar o candidato nos braços do seguro-desemprego, dos bolsas etc., afinal é mais fácil assim....